Em 2005 o Tricolor conquistou o mundo pela terceira e última vez na história (Foto: Divulgação)
O São Paulo conheceu as datas do caminho que pode percorrer na Copa Intercontinental, o antigo Mundial de Clubes, neste final de temporada, se for campeão da Libertadores da América.
A Fifa anunciou as datas da competição, que será a primeira após a realização da nova Copa do Mundo de Clubes, entre junho e julho, nos Estados Unidos.
Dos seis representantes continentais, cinco já estão definidos, restando apenas a América do Sul apontar seu campeão. A Libertadores entrará em sua fase de quartas de final neste mês, quando o São Paulo enfrenta a LDU, do Equador, em duas partidas, decidindo no Morumbi.
PSG (Europa), Cruz Azul (América do Norte e Central), Al-Ahli (Ásia), Pyramids (África) e Auckland City (Oceania) estão garantidos na Copa Intercontinental organizada pela Fifa, que terá jogos bem espaçados, começando já neste próximo dia 14 de setembro, e terá a grande final em 17 de dezembro.
As três partidas das fases finais do Mundial ainda não têm sede definida pela entidade, que apenas divulgou onde serão os jogos iniciais já decididos: Pyramids x Auckland City será com mando dos africanos, em Cairo, no Egito. Já o duelo entre Al-Ahli x vencedor de Pyramids x Auckland acontece na cidade de Jidá, na Arábia Saudita.
O São Paulo, se conquistar o tetra da Libertadores, terá que correr em busca também de mais um título mundial. A estreia do representante sul-americano será contra o Cruz Azul, do México, em 10 de dezembro, somente três dias após o encerramento do Campeonato Brasileiro, que já foi antecipado pela CBF para não haver conflito ainda maior de datas com o Intercontinental.
Caso o Tricolor alcance a vaga, o caminho rumo ao tetra mundial tem três confrontos. Primeiro, tem duelo contra o time mexicano, e se avançar, encara na semifinal o vencedor das partidas entre africanos, asiáticos e oceânicos. Por fim, na decisão já está apenas aguardando o PSG, último campeão da Champions League.
Confira o calendário completo da Copa Intercontinental:
14 de setembro: Pyramids x Auckland City
23 de setembro: Al-Ahli x Pyramids ou Auckland City
10 de dezembro: Dérbi das Américas (Conmebol x Concacaf)
13 de dezembro: Copa Challenger (semifinal)
17 de dezembro: Final da Copa Intercontinental (contra PSG).
Jornalista formado pela Cásper Líbero em 2007, são-paulino desde 1986, radialista, produtor e mais um monte de coisa nesses últimos 20 anos de profissão, com passagens por Gazeta, Lance e UOL. Um dos idealizadores e fundadores do AVANTE MEU TRICOLOR, portal independente com um único propósito, deixar a torcida bem informada sobre tudo do São Paulo.