O São Paulo manteve sua soberania na Copa do Brasil Sub-20 ao conquistar o pentacampeonato da competição de base, com vitória apertada e sofrida de 2 a 1 sobre o América-MG, na noite desta terça-feira (9), em um exarcado estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).
Atual campeão da Copa do Brasil, o Tricolor segue como maior vencedor do torneio, agora cinco vezes: 2015, 2016, 2018, 2024 e 2025.
E teve herói improvável na conquista. Em primeiro tempo bastante truncado pela chuva e condição do gramado, o excelente Nicolas abriu o placar já nos acréscimos, o Tricolor sofreu o empate na segunda etapa, mas o zagueiro Isac testou firme de cabeça para marcar o gol do título do São Paulo.
O meia Pedro Ferreira e os atacantes Paulinho e Lucca, que estavam com os profissionais sob comando de Hernán Crespo, viajaram de Salvador direto para Belo Horizonte para reforçarem o time de Allan Barcellos, que acumula mais um troféu na base tricolor.
AS ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> ‘Novo Ceni’ não renova, acena para o futebol português e é mais um na barca do São Paulo
>> São Paulo divulga nota para rebater denúncia de ‘gestão temerária’ feita ao Ministério Público
>> Tricolor não se empolga com proposta do Juventude para renovar empréstimo de Jandrei: prioridade é vender
>> São Paulo recusa primeira investida do Vitória para contratar Erick em definitivo
>> PASSARALHO NA BARRA FUNDA: Dinenno se despede de funcionários. E empresário promete proposta por Patryck
LUCCA DEU SHOW
Lucca, inclusive, foi um dos grandes nomes da decisão, com suas tradicionais jogadas individuais cheias de habilidade e dribles. Em um dos lances, o jovem astro passou entre dois marcadores, deu uma caneta em seguida e encheu o pé para marcar, mas um quarto defensor apareceu bloqueando o chute de Lucca. Na jogada seguinte, Osório quase marcou de cabeça.
Já aos 48 minutos da etapa inicial, a poça d’água deu assistência maravilhosa ao Tricolor. Nicolas aproveitou que a bola parou exatamente em sua frente na entrada da área e chutou de canhota para abrir o placar ao São Paulo.
Na volta do intervalo, logo aos 9’, goleiro João Pedro teve falha absurda na saída de jogo, hesitou na reposição e entregou a bola de graça ao rival americano. Com o gol vazio, o time mineiro empatou.
O HERÓI IMPROVÁVEL
O Tricolor reagiu bem pouco depois, aos 23’. Lucca cobrou falta com veneno e o zagueiro camisa 3 Isac apareceu sozinho para cabecear e pôr o Tricolor de novo à frente do placar. No último lance do jogo, uma falta rasteira do América ainda passou raspando a trave tricolor, mas apenas para o susto final antes do apito do árbitro pelo fim da partida.
Fim de partida e festa do Tricolor em plena Minas Gerais. O time sub-20 termina a temporada 2025 como no ano passado, com título nacional. Agora, em 2026, busca defender outro título, o da Copinha, também conquistada neste ano.
São Paulo: João Pedro; Igor Felisberto, Isac, Osorio e Nicolas (Andrade, 39/2); Matheus Ferreira, Djhordney e Pedro Ferreira (Matheus Menezes, 47/2); Lucca (Felipe, 47/2), Paulinho (Lucyan, 39/2) e Gustavo Santana (Guilherme Reis, 32/2). Técnico: Allan Barcellos
Atletas que fizeram parte do elenco campeão da Copa do Brasil:
Goleiros: João Pedro, João Nazari e Luciano
Laterais: Igor Felisberto, Nicolas, Felipe, Guilherme Reis, Rickelme e Lucyan
Zagueiros: Isac, Osorio, Andrade, Igão e Hugo
Meias: Djhordney, Matheus Ferreira, Bezerra, Guilherme Batista, Samuel Jonathan, Pedro Ferreira, Kaio,
Enzo Juan e Zabarelli
Atacantes: Gustavo Santana, Lucca, Paulinho, Tetê, Juan Potes, Matheus Menezes, Brenno e Calci










