Uma enorme confusão marcou a final da tradicional Copa Buh, torneio de base com participação de grandes equipes do Brasil, em sua edição com a categoria sub-13. A decisão entre São Paulo e Santos deveria ter acontecido na última quarta-feira (17), mas o rival praiano simplesmente não apareceu.
A pedido da organização do torneio, a final seria no CFA Laudo Natel, em Cotia, às 15h (de Brasília). No entanto, o adversário se recusou a comparecer ao local designado, alegando restrições de torcida única — medida que, como é de conhecimento público, não parte do São Paulo, mas do Ministério Público.
ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> NO MORUMBI O BICHO PEGA! São Paulo corre para ter voltas de Oscar, Lucas e Luiz Gustavo para decisão na Libertadores
>> ELAS DE NOVO! São Paulo pega o Corinthians nas quartas da Copa do Brasil Feminina com vantagem de mando
>> Crespo ainda não venceu nenhum jogo por diferença necessária para a classificação na Libertadores
>> Retrospecto histórico do São Paulo para reverter dois gols em mata-mata no Morumbi é negativo
>> Ingressos para São Paulo x LDU: Ainda têm? Veja preços e como andam as vendas para o jogo da Libertadores
Ainda assim, segundo informado pelo Tricolor, a ‘instituição se manteve fiel ao compromisso assumido, garantindo que a equipe estivesse em campo no horário combinado, devidamente uniformizada e preparada para a disputa’.
Com a não realização da final da Copa Buh Sub-13, o São Paulo emitiu uma nota de repúdio nesta sexta diante dos acontecimentos ocorridos.
De acordo com o clube, a própria organização do torneio, de forma surpreendente e desrespeitosa, não providenciou a presença de arbitragem, medalhas e troféu, inviabilizando oficialmente a realização da final.
Cabe ressaltar que o próprio campeonato chegou a divulgar, em suas redes sociais, a arte da decisão; porém, posteriormente, a postagem foi excluída sem maiores explicações.
Diante do ocorrido, o São Paulo se considerou vencedor da partida e campeão do torneio, uma vez que cumpriu integralmente sua obrigação: entrou em campo no dia, horário e local acordados, ao contrário do adversário. O clube não deve mais disputar a competição.
“O São Paulo Futebol Clube repudia veementemente a falta de respeito com a instituição, seus atletas, familiares e profissionais envolvidos e, em razão da gravidade dos fatos, não pretende disputar as próximas edições da Copa Buh”, finalizou o manifesto do Departamento de Futebol de Base do Tricolor.