AÍ NÃO NÉ: São Paulo deve aproveitar shows para replantar grama e pode ficar sem Morumbi até o fim de janeiro

Casa tricolor neste ano, antes de partida do Brasileirão em agosto (Ricardo Moreira/Getty Images)

Enquanto tem gente que ainda discute se o São Paulo deve ou não fazer os seus dois últimos jogos da temporada na Vila Belmiro, a discussão interna no clube mostra que o debate já vai muito além disso.

O AVANTE MEU TRICOLOR apurou que existe a possibilidade do clube aproveitar a pausa no futebol em novembro para a realização de shows para efetivar os planos de fazer o replantio do gramado. O problema é o prazo que demorará para a fixação do novo piso: até dois meses.

Ou seja, caso a avaliação dos responsáveis após a realização dos shows seja de que o melhor será mesmo a troca da grama, uma hipótese pessimista projeta o retorno do clube à sua casa apenas no final de janeiro.

Aí, mais problemas. Isso porque o calendário do futebol brasileiro em 2026 será modificado. E as competições terão seu início antecipado. O Campeonato Paulista pode começar no dia 11 de janeiro (a Federação Paulista de Futebol trabalha para fazer a primeira rodada no dia 8). E o Brasileiro, o mais impactado, tem sua rodada inaugural no dia 28 do mesmo mês.

Mais uma vez, em uma hipótese pessimista, o clube pode ficar sem o Morumbi por no máximo quatro rodadas somadas das duas competições como mandante. Isso se não houver atrasos.

Internamente, o assunto é tratado com cautela e não há confirmação oficial, até como forma de causar indignação na torcida. E a promessa é de que os prazos podem ser acelerados.

ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> Apelo aos haters, emoção por entrar na história e garantia de permanência: Luciano desabafa no São Paulo
>> Rigoni não atinge meta e agora renovação será por decisão de técnico e diretoria (se acontecer)
>> Sem folga, São Paulo volta aos trabalhos com novidade: Rafael Tolói está liberado pelo departamento médico
>> Pix da Libra após liberação de grana na Justiça garantiu pagamento ao elenco. Mas fantasma do atraso ainda ronda o SP
>> BOBADILLA EXALTA IMPORTÂNCIA DA VITÓRIA: “ERA MUITO DIFÍCIL AS COISAS NA FASE EM QUE ESTÁVAMOS”
>> TORCIDA DO SÃO PAULO NÃO ESQUECEU DE ‘HOMENAGEAR’ CASARES EM DESPEDIDA NO ANO DO MORUMBI

Além disso, a possibilidade de ficar tanto tempo sem seu estádio faz surgirem críticas, inclusive internas, à parceria com a Live Nation. Em junho, o Tricolor anunciou a renovação do acordo com a promotora de shows até 2031. E o presidente Julio Casares chegou a prometer obras como a mudança da montagem do palco para atrás dos gols, em uma tentativa de facilitar sua montagem e desmontagem para proteger o campo. Além disso, a parceira poderia financiar a construção de túneis permanentes que ligarão os anéis de circulação ao gramado, agilizando o acesso do público durante os shows e mais uma vez poupando o piso. Essa mudança, inclusive, poderia ser realizada nesse período de fechamento, alegam internamente.

O São Paulo não vai mais jogar no Morumbi nesta edição do Campeonato Brasileiro. O clube deverá realizar os quatro confrontos restantes como mandante na Vila Belmiro, do rival Santos, com quem te um acordo de cavaleiros para cessão mútua dos estádios. Por enquanto, apenas os dois primeiros compromissos, contra Flamengo e Bragantino, foram oficializados no campo santista. Mas o Tricolor já obteve o aval do time litorâneo e pediu à CBF a mudança.

“Eu não sei se é importante o que eu penso, é assim, quando cheguei já sabia. Já fazia tempo, não é que acordei hoje e fiquei sabendo, então é muito tempo e é uma questão que não posso falar, é uma decisão que já foi feita. Em dezembro eu posso dar minha opinião do que eu acho que deveríamos fazer e vamos ver se eles vão aceitar ou não”, disse, de forma resignado, o técnico Hernán Crespo.

O comandante argentino e a torcida podem ficar pistolas, mas a verdade é que a realização dos shows no Morumbi representam uma importante fonte de renda ao clube, extremamente endividado. No ano passado, graças aos concertos musicais, o estádio foi a principal fonte de receitas no balanço (superando o futebol profissional). Agora, a estimativa é de um faturamento líquida de R$ 20 milhões com as apresentações de Oasis e Imagine Dragons (duas vezes cada), além de Dua Lipa e Linkin Park. Grana maior do que o angariado pelo clube em todos os seus jogos como mandante no Brasileirão (R$ 15,5 milhões).

TODOS OS SHOWS QUE ACONTECERÃO NO MORUMBI:

Imagine Dragons: 31 de outubro e 1º de novembro
Linkin Park: 8 de novembro
Dua Lipa: 15 de novembro
Oasis: 22 e 23 de novembro

A TABELA RESTANTE DO SÃO PAULO COMO MANDANTE NO BRASILEIRÃO

São Paulo x Flamengo – 5/11 – Vila Belmiro – 32ª rodada
São Paulo x Red Bull Bragantino – 8/11 – Vila Belmiro – 33ª rodada
São Paulo x Juventude – 23/11 – Local indefinido – 35ª rodada
São Paulo x Internacional – 3/12 – Local indefinido – 37ª rodada

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *