Mesmo restando somente mais duas rodadas para o término do Brasileirão, a arbitragem segue como centro das atenções antes das partidas, como será em São Paulo x Internacional, nesta próxima quarta-feira (3), às 20h (de Brasília).
A CBF divulgou em audiência pública realizada em sua sede, no Rio de Janeiro (RJ), que o carioca Bruno Arleu de Araújo irá apitar o duelo do Tricolor neste meio de semana, que ocorrerá na Vila Belmiro, em Santos.
Como é costumeiramente informado pela CBF, a seleção dos árbitros é definida levando-se em consideração as fases da competição, a importância e grau de complexidade de cada partida e a qualificação, o condicionamento físico e o desempenho técnico dos árbitros.
AS POLÊMICAS
Arleu já gerou imensa revolta entre os dirigentes do Tricolor por sua atuação no clássico contra o Corinthians, pelo Brasileirão de 2023. Na ocasião, o São Paulo reclamou de pênalti dado a favor do Corinthians, em lance envolvendo o lateral Rafinha, e da anulação de um gol marcado por Jonathan Calleri na qual o árbitro viu falta do argentino.
Os lances desfavoráveis aos são-paulinos geraram enormes protesto do clube, incluindo ofensas relatadas na súmula por parte do diretor e do presidente do São Paulo. A CBF nada vez, como de costume, e considerou corretas as decisões de Bruno Arleu no Majestoso.
AS ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> ARREGOU? Casares almoça com Belmonte e implora para não perder base de ex-aliado chutado
>> Futura oposição no São Paulo, ex-diretor Belmonte reprova estratégia de Casares: “Pode correr risco de rebaixamento”
>> ESCALAÇÃO: Crespo ganha mais três na transição e faz coletivo para definir time que enfrenta o Internacional
>> ISOLADO, CASARES VAI PASSAR O FACÃO NA BARRA FUNDA PARA ‘EXORCIZAR’ BELMONTE E FORTALECER PUPILO
>> BASTIDORES: Em reunião com Rui Costa, jogadores dão apoio a Luiz Gustavo e revelam os pontos de insatisfação
Já nesta temporada de 2025, Bruno Arleu de Araújo chegou a ser afastado por um tempo pela CBF, após erro favorecendo o Palmeiras. No jogo pela 2ª rodada do Brasileirão, entre Sport x Palmeiras, o árbitro viu toque de Matheus Alexandre em disputa de bola com Rafael Veiga e assinalou pênalti, convertido por Piquerez, em vitória palmeirense por 2 a 1.
“Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos”, disse à época Rodrigo Cintra, coordenador geral da comissão de arbitragem da CBF.
“O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia”, concluiu Cintra.
Esperamos que as instruções tenham funcionado. Para auxiliar Arleu, estarão à beira do campo os assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG), com André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG) como quarto árbitro. A cabine do VAR será comandada pelo goiano Caio Max Vieira.
Neste Brasileirão, Bruno Arleu esteve à frente de três partidas do Tricolor, todas como mandante. O triunfo de 2 a 0 sobre o Vitória, além das derrotas por 1 a 0 para Ceará e Bragantino, este último jogo realizado na Vila Belmiro.










