Poucas horas depois do anúncio do Conselho Deliberativo do São Paulo de que está agendada para o próximo dia 14 (quarta-feira), a reunião extraordinária do órgão que votará o impeachment do presidente do clube, Julio Casares, a torcida já se mobilizou para organizar protestos.
Já nas últimas horas desta terça (6), o presidente do Conselho, Olten Ayres de Abreu, divulgou que a votação acontecerá de maneira presencial, a partir das 18h30 (de Brasília), em auditório no estádio do Morumbi. Serão duas horas de deliberação entre favoráveis e contrários à saída de Casares, antes de ter início, de fato, o pleito.
Um movimento se iniciou nas redes sociais por meio de torcedores comuns do Tricolor, por uma grande manifestação geral no Morumbi no dia do processo que pode abrir caminho para saída de Julio Casares da presidência do clube.
Os são-paulinos convocaram a concentração a partir das 18h em frente ao estádio para pressionar os conselheiros pelo impeachment de Casares.
Já nesta quarta-feira (7), a Torcida Independente, principal organizada do clube, publicou a sua ‘convocação mais importante dos últimos anos’, chamando os torcedores do São Paulo para o dia 14.
AS ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> NÃO É QUE ACONTECEU: Corinthians atende Dorival e oferece troca de jogadores por Alisson; São Paulo pede volante
>> Polícia aponta ‘esquema financeiro atípico’ e investiga filha e ex-esposa de Julio Casares por operações suspeitas
>> Sem avançar em renovação, São Paulo inicia conversas com rival paulista para vender revelação de Cotia
>> ESQUENTOU: Dirigente do Flamengo volta da Europa e dá sinal verde para negociação de Allan com o São Paulo
>> BASTIDORES: Rui Costa e Crespo tentam blindar elenco da crise. E Casares deve se pronunciar na Barra Funda
“O cenário é de caos institucional e precisamos nos reagrupar enquanto torcida do SPFC, esquecer diferenças e ideologias, focarmos somente no que importa nesse momento: A moralidade! Pra isso, temos que derrubar essa gestão que traiu tanto a nós quanto a vocês”, clamou a nota da Independente.
“Conselheiros, o recado é claro. Votem pelo impeachment e mais, está na hora de pensarem seriamente em derrubar os cargos vitalícios”, concluiu o comunicado dos torcedores (leia completo no fim da matéria).
A Dragões da real, outra importante facção organizada do Tricolor, não publicou nenhuma nota oficial sobre o tema, mas também fez post em suas redes sociais chamando para as manifestações do dia 14.
Os torcedores não estão deixando a atual gestão em paz. Nos dois jogos iniciais do clube na Copinha, estiveram presentes para protestos e xingamentos contra Casares, além de manifestações contrárias ao presidente no clube social e até mesmo na reunião do Conselho Consultivo, nesta terça.
O QUE PRECISA PARA CAIR?
O processo de votação pela saída ou não de Casares acontece após pedido formal de conselheiros de oposição à atual gestão tricolor, que juntaram as 57 assinaturas necessárias para dar entrada à retirada do mandatário, conforme o Estatuto do clube, no fim de dezembro.
Para o impeachment de Casares continuar, serão necessários pelo menos dois terços dos 255 conselheiros são-paulinos (ou seja, cerca de 171 votos favoráveis). Com essa aprovação, o presidente já seria afastado do cargo, assumindo o posto o vice são-paulino, Harry Massis Júnior.
Mesmo assim, entretanto, para o processo de retirada ser consumido, Julio Casares ainda passará por uma apreciação em assembleia-geral com todos os sócios adimplentes do clube social. A maioria simples do voto selaria a saída do dirigente.
Veja a convocação da Independente na íntegra:
“CONVOCAÇÃO: A MAIS IMPORTANTE DOS ÚLTIMOS ANOS
São-paulinos,
Já fizemos convocações fundamentais na história do nosso São Paulo.
Para salvar o time do rebaixamento, em 2017, marcando época na forma de protesto em forma de amor incondicional ao clube.
Em partidas insanas, na Copa do Brasil, o título que faltava.
As noites de fogo no Morumbi, eternas.
Agora a convocação é pela SOBREVIVÊNCIA do São Paulo FC antes mesmo da temporada começar.
O cenário é de caos institucional e precisamos nos reagrupar enquanto torcida do SPFC, esquecer diferenças e ideologias, focarmos somente no que importa nesse momento:
A moralidade!
Pra isso, temos que derrubar essa gestão que traiu tanto a nós quanto a vocês. Dia 14 de janeiro será a votação no Conselho Deliberativo, sobre o impeachment da gestão Casares, a partir das 18h30.
17h marcaremos o início da nossa mobilização. Vá ao Morumbi, vamos mostrar a força do nosso povo mais uma vez. Não nos tornamos o mais popular por acaso. Fizemos acontecer a torcida que conduz e chegou a hora de provar, outra vez, o que somos capazes de fazer JUNTOS, organizados e comuns.
Conselheiros, o recado é claro. Votem pelo impeachment e mais, está na hora de pensarem seriamente em derrubar os cargos vitalícios.
Sejam são-paulinos!
Dia 14 é logo ali, nos aguardem.”










