O árbitro que irá comandar o duelo das quartas de final da Libertadores entre São Paulo e LDU, nesta quinta-feira (18), no Equador, foi definido pela Conmebol nesta semana.
Para quem olha o currículo do argentino Yael Falcón Pérez, de 36 anos, e vê participações em Libertadores, Copa do Mundo de Clubes, Jogos Olímpicos e Eliminatórias Sul-Americanas ao Mundial 2026, imagina tratar-se de juiz com larga experiência no cenário internacional. Ledo engano.
Apesar de já dez anos de carreira na arbitragem, Yael Falcó, somente há três temporadas apita na 1ª divisão, para ingressar no quadro da Fifa logo no ano seguinte. Uma das muitas ascensões meteóricas dentro do cargo.
ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> PLANTÃO MÉDICO TRICOLOR: Lucas em campo de novo, e Luiz Gustavo pronto para voltar no São Paulo
>> KAIO JORGE REVELA QUE FOI DISPENSADO DO SÃO PAULO POR SER FRANZINO: “FIZ GOL DE TUDO O QUE É JEITO”
>> MUITO ALÉM DE KAIO JORGE: Relembre outros 14 nomes que passaram pela base do São Paulo e acabaram dispensados
>> DUREZA: São Paulo estava há mais de dois anos sem ir para um jogo sem nenhum treino na véspera
>> FINALMENTE A MARÉ MUDOU! Veja escalação e os reforços que o São Paulo terá em decisão contra a LDU
Foi na temporada 2023/24 que Falcón começou a ser escalado para grandes torneios, mas pouco apitou. Foram cinco jogos arbitrados na Copa Libertadores e um na Sul-Americana, todos sem grande importância. Entre seleções, uma partida na Copa América e mais três nos Jogos Olímpicos de Paris, sendo uma no feminino.
Já neste ano, além de mais duelos apitados por Libertadores e Eliminatórias, foi também ao Mundial de Clubes, onde comandou jogos menores, Atlético Madrid x Seatle e Chelsea x Esperance.
PERFIL DO JUIZÃO
Yael Falcón tem normalmente o costume de deixar o jogo correr, sem marcar muitas faltas, administrando também a distribuição de cartões. Nessa temporada, tem média de aproximadamente 6 amarelos e 0,5 vermelhos por partida apitada.
É o juiz que prefere tratar na conversa, ou na advertência verbal, para coibir as famosas ‘ceras’ durante os jogos. Apesar do pulso firme, deixa a bola rolar.
Para auxiliar Falcón no jogo do Tricolor em Quito, somente compatriotas. Facundo Rodriguez e José Savorani serão os assistentes em campo, e Jorge Baliño comanda a arbitragem na cabine do VAR, todos representando a Argentina.