Mesmo nessa draga toda que o São Paulo está vivendo, o time ainda tem chance de beliscar uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Para isso, precisa torcer por uma dupla na Copa do Brasil, além de, claro, fazer sua parte no Campeonato Brasileiro.
Hoje, o Brasileirão garante sete vagas para a Liberta de 2026, já que o Flamengo garantiu sua classificação pelo título neste ano. Porém, se o campeão da Copa do Brasil estiver no G7, ele se torna G8. E é aí que entra o Tricolor.
O oitavo colocado na tabela é o São Paulo, com 48 pontos, dois a mais que os principais rivais abaixo, Corinthians (9º) e Grêmio (10º). Isso dá vantagem ao Tricolor de não necessariamente precisar vencer seus dois jogos para garantir sua posição.
Somando quatro pontos contra seus últimos rivais, Internacional, na Vila Belmiro, e Vitória, em Salvador, a equipe de Hernán Crespo chegaria aos 52 pontos, e no máximo poderia ser igualado por corintianos e gremistas, se vencerem seus dois compromissos. Porém, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias, em que o São Paulo levaria vantagem.
Portanto, ganhar do Inter e empatar com o Vitória fora de casa, ou vice-versa, basta ao time do Morumbi para se garantir na 8ª posição sem depender de nenhum outro resultado.
O Corinthians ainda visita o desesperado Fortaleza e fecha contra o Juventude em casa, time que já tem seu rebaixamento quase decretado. Já o Grêmio perdeu para o Fluminense nesta terça-feira (2) e visita o Sport, que já caiu, na última rodada do Brasileirão. É bem provável que ambos tenham tropeços, como os gaúchos tiveram no primeiro duelo.
AS ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> VAI TER PROTESTO! Torcida do São Paulo convoca manifestações mesmo na Vila contra o presidente Julio Casares
>> A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM: De olho na eleição, Marco Aurélio Cunha anuncia retorno ao Conselho do São Paulo
>> MAIS UM CALOTE: São Paulo sofre transfer ban por não pagar comissões a ex-empresário de Calleri
>> FILME REPETIDO: São Paulo negocia novo fundo para conseguir investir R$ 200 milhões em contratações, diz portal
>> São Paulo x Internacional: onde assistir, horário e tudo sobre o próximo jogo pelo Brasileirão
MAS, E A COPA DO BRASIL?
Explicado o que o Tricolor precisa fazer no Brasileirão, vamos a Copa do Brasil. As semifinais ainda nesta primeira quinzena de dezembro colocam frente a frente Corinthians x Cruzeiro e Vasco x Fluminense. Se mineiros ou tricolores cariocas forem campeões, a zona classificatória à Liberta se estenderá até o G8, beneficiando o São Paulo.
Ou seja, se Cruzeiro e Fluminense fizerem a decisão da Copa, o Tricolor já saberá que vai disputar a pré-Libertadores no ano que vem antes mesmo das finais precisarem ser disputadas. Isso seria já em 14 de dezembro.
TÁ MERECENDO O QUÊ?
Financeiramente, obvio que é mais vantajoso disputar a principal competição do continente. Mas a grande questão é, estamos nesse patamar atualmente? Somos uma das melhores equipes da América do Sul, ou vamos entrar novamente para ‘disputar’ e ficar se lamentando daquele jogo pelas quartas de final em que a bola não entrou…
O momento do clube é de reestruturação. A Sul-Americana me parece realmente o que o São Paulo merece, mas as chances são de 50%, já que dois clubes podem ajudar o Tricolor. O que vier em 2026, esperamos que não sejam feitas loucuras e péssimos negócios e decisões como dos últimos anos.










