VAI E VEM TRICOLOR: Quem já deixou o São Paulo e quem pode sair para a próxima temporada

Pablo Maia tem sondagens de clubes europeus e do Botafogo (Miguel Schincariol/Getty Images)

Acabou a temporada e agora começa o período mais efervescente para o torcedor do São Paulo: a janela de transferência.

Perdido em meio à tanta especulação? Não fique, o AVANTE MEU TRICOLOR vai te ajudar.

Confira abaixo o nosso VAI E VEM DO TRICOLOR DO MERCADO, com todas as saídas já confirmadas do elenco e também as especulações, sondagens e propostas recebidas pelos jogadores são-paulinos.

SAÍDAS CONFIRMADAS

1 – LUIZ GUSTAVO

O veterano de 38 anos tem contrato até o final do mês e já foi comunicado pela diretoria que não terá o vínculo renovado. Prejudicado pelas contusões e um tromboembolismo pulmonar diagnosticado, o volante fez apenas 14 jogos no ano, mas terminou o Brasileirão como titular absoluto. Uma bombástica entrevista no gramado do Maracanã após uma goleada sofrida por 6 a 0 para o Fluminense, onde cobrou a diretoria, encerrou qualquer chance de seguir no Morumbi.

2 – DINENNO

Contratado em caráter emergencial ainda em junho, o atacante acertou um pré-contrato com os colombianos do Deportivo Cali. Ao todo foram apenas oito jogos com a camisa tricolor, sendo só três como titular, com um gol marcado. O atacante tem contrato somente até o final do ano com o São Paulo. Para ter a renovação, precisava atingir cláusulas de produtividade. Dinenno chegou vindo do Cruzeiro, onde teve a passagem prejudicada por uma grave contusão. Fora dos planos dos mineiros, acabou acertando a rescisão para vir ao São Paulo.

3 – RIGONI

Contratado no meio do ano como um dos poucos reforços do São Paulo, o atacante de 32 anos até chorou em conversa particular com a diretoria no início de novembro para permanecer, quando se descobriu que ele não atingiria as metas necessárias para a renovação automática do contrato. Mas não teve jeito, a diretoria comunicou o jogador que não vai prorrogar o seu vínculo, com duração até dezembro. Fim da segunda passagem do atacante, que somou apenas um gol em 12 jogos disputados e desagradou até um de seus maiores aliados: o técnico Hernán Crespo, avalizador de sua chegada vindo do futebol mexicano.

4 – LEANDRO MATHIAS

O goleiro não teve renovado o seu contrato, que acaba no final do ano, e está liberado para assinar com o clube que quiser. Fim da trajetória no Morumbi do jogador de 21 anos, que treinava nos profissionais desde o ano passado, mas que nunca teve uma chance concreta de fazer a sua estreia com a camisa tricolor. Ao todo foram 17 partidas relacionado. E em todas ficou como opção no banco de reservas.

SONDAGENS E ESPECULAÇÕES

1 – FERRARESI

O venezuelano de 27 anos, desde 2022 no Morumbi e titular de sua seleção nacional, recebeu uma sondagem do Botafogo. O problema, para o time carioca, é que Ferraresi tem outra equipe de olho: o Inter Miami, time dos EUA onde atua Lionel Messi. O jogador tem contrato com o Tricolor até o fim de 2027 e viveu momentos de altos e baixos desde a chegada.

2 – PABLO MAIA

Revelação da base tricolor, o volante de 23 anos é uma das principais apostas de uma boa negociação para aliviar os cofres são-paulinos. Enquanto o empresário revelou ter sondagens do futebol europeu pelo jogador, o Botafogo fez uma proposta oficial para contar com ele como reforço. Com contrato até o final de 2027, Maia disputou 44 partidas nesta temporada, com dois gols marcados. Teve uma temporada irregular, marcada por contusões. Foram duas delas, que lhe custaram ao todo 14 partidas de ausência.

3 – ARBOLEDA

O zagueiro tem contrato até o final de 2027 com o São Paulo. É o jogador mais longevo do elenco – está no clube desde junho de 2017 – e soma três títulos, 24 gols, cinco assistências e já é o quarto estrangeiro com mais partidas na história são-paulina, atrás apenas do argentino José Poy (525) e dos uruguaios Dario Pereyra (453) e Pedro Rocha (392). Mesmo assim, parece que o casamento está próximo do fim, até por conta do alto salário. Seus empresários viajaram ao mundo árabe atrás de propostas. E o mercado, avisado, agiu: Athletico-PR e Atlético-MG fizeram consultas formais pelo equatoriano.

4 – LUCIANO

Com contrato até o fim de 2026, o atacante é mais um que pode sair por conta do alto salário. Seus empresários estão no mundo árabe atrás de propostas vantajosas para os dois lados. Neste ano, voltou a ser assediado com frequência pelo mercado brasileiro. O Tricolor quase formalizou uma troca dele com Guilherme, do Santos, no meio do ano. E recentemente o Vasco procurou seus empresários questionando valores para uma negociação. Aos 32 anos, com 17 gols em 58 jogos, foi mais uma vez o artilheiro são-paulino do ano.

5 – MAÍLTON

Anunciado em gosto como novo reforço do São Paulo por conta, principalmente, do desempenho apresentado pela Chapecoense, clube onde estava e teve grande desempenho. Pois bem, a idolatria que o lateral-direito de 27 anos tinha no clube catarinense parece mesmo que não foi superada. Eles oficializaram uma oferta ao clube do Morumbi para contar de novo com o jogador. Um contato inicial foi feito por representantes dos catarinenses para ter Maílton por empréstimo em 2026, ano em que eles estarão de novo na elite do Campeonato Brasileiro após conquistarem o acesso na Série B. Tem dez partidas, sendo sete delas vindo do banco de reservas. Foi relacionado para outras oito partidas

6 – ALISSON

Por ordem de Pedro Lourenço, dono de sua SAF, o Cruzeiro deve abrir nos próximos dias negociações para contratar o volante. Mesmo em baixa, o camisa 25 terminou o ano como o quarto jogador que mais atuou na temporada. Foram 54 jogos, sendo 14 deles vindo do banco de reservas. Somente em dois jogos em que foi relacionado não entrou em campo. Anotou apenas um gol no ano.

7 – MATHEUS BELÉM

O estafe do zagueiro de 22 anos tenta conseguir com a diretoria do São Paulo a rescisão do contrato. E o motivo, segundo a reportagem apurou, é uma proposta que o jogador tem para reforçar a Portuguesa na disputa do próximo Campeonato Paulista. Fontes consultadas relatam que o rival da capital paulista vem mantendo conversas com eles para ser anunciado como reforço. Caso Belém não consiga a liberação, o plano da Lusa é tentar com o Tricolor uma negociação por empréstimo. O zagueiro não é relacionado oficialmente para uma partida desde abril do ano passado e atualmente trabalha em separado do grupo.

8 – LUAN

A novela mais tradicional de praticamente TODAS as últimas janelas de transferências do São Paulo está prestes a recomeçar: o futuro do volante, com contrato até o final do ano que vem. O Botafogo, que já sondou o volante no início do ano passado, foi um dos que procuraram seu estafe atrás de informações, mas ainda não consultaram o Botafogo por uma negociação. Quem também andou sondando sua situação foi o Remo, recém-promovido à primeira divisão e que estaria em uma negociação por empréstimo.

9 – MOREIRA

O São Paulo deve oficializar até a semana que vem a prorrogação do empréstimo do lateral-direito Moreira ao Porto, de Portugal, por mais seis meses. O pedido dos lusitanos foi feito ainda em novembro e o Tricolor decidiu segurar a ‘oferta’ por entender que havia a possibilidade do jogador receber alguma proposta vantajosa da Europa. Não foi o que aconteceu. E, com isso, a decisão será de manter o lateral revelado em Cotia no clube do norte português por mais um semestre. Segundo os dirigentes do Tricolor, o entendimento do clube português é que, além do período extra de avaliação do potencial do jovem revelado e Cotia, uma nova cessão por seis meses estaria mais de acordo com o calendário europeu e permitirá um planejamento melhor do elenco portista.

10 – JANDREI

Que o São Paulo quer se livrar de Jandrei, todo mundo sabe. E por isso mesmo o clube tricolor não se empolgou nem um pouco com a primeira oferta feita pelo Juventude para seguir com o goleiro de 32 anos, que passou os últimos meses emprestado ao time gaúcho. Sem ter como arcar com a totalidade do que Jandrei recebe atualmente (ainda mais depois de ter sido rebaixado), o Juventude quer prorrogar o empréstimo do goleiro por todo 2026. Parece empolgante, mas os gaúchos também querem manter o acordo para o São Paulo continuar pagando parte dos vencimentos do jogador com quem tem contrato até o final do ano que vem. Pior, agora na Série B e obrigatoriamente precisando reduzir gastos, o Juventude quer diminuir ainda mais sua participação nos custos de Jandrei. Atualmente, o Tricolor já banca metade dos vencimentos. O São Paulo avisou o estafe do jogador que dará prioridade a interessados que banquem todo o salário. Ou pelo menos uma fatia maior que a ofertada.

11 – ERICK

A diretoria do São Paulo recusou a primeira proposta oficial feita pelo Vitória para contratar em definitivo o ponta Erick, que atuou emprestado pelo clube baiano nesta temporada. O time rubro-negro teria oferecido R$ 6 milhões parcelados em quatro prestações anuais para assegurar de vez a permanência do jogador de 27 anos. O valor englobaria também a taxa de R$ 1 milhão que os nordestinos têm de pagar por terem escalado Erick contra o Tricolor no duelo entre os clubes pela última rodada do Campeonato Brasileiro, no domingo (7). O triunfo dos mandantes por 1 a 0 deles no Barradão acabou lhes assegurando a permanência na elite nacional. Fontes da cúpula do futebol são-paulino apontaram que a vontade é que o Vitória aumente a oferta financeira e diminua o tempo de parcelas.

12 – PATRYCK

Desde 2022 no elenco profissional do clube, o jogador de 22 anos está ciente que perdeu de vez o espaço que já era pequeno no elenco e decidiu respirar novos ares. Com contrato até o fim de abril de 2027, a ideia do Tricolor é negociá-lo em definitivo. Mas um empréstimo viria a calhar. Conforme a reportagem apurou, seu estafe faz reuniões há cerca de 15 dias e prometeram entregar uma proposta ainda nesta semana. No meio do ano, o Pafos, clube do Chipre que disputa a Champions League, chegou a acertar o empréstimo do jovem com opção e compra fixada. Mas o fechamento da janela dificultou o avanço. A equipe manteve o interesse no lateral e pode ser um dos interessados a se apresentar até o final do ano. Patryck fez ao todo dez jogos no ano, sendo cinco deles como titular. Com as chegadas de Enzo Díaz e Wendell, acabou se tornando a terceira opção para o setor.

13 – OSCAR

O meia-atacante deve anunciar até o final do ano o fim da sua carreira como jogador profissional de futebol. Pelo menos isso é esperado após o próprio jogador confidenciar a aposentadoria a pessoas próximas no decorrer desta semana. O camisa 8 já vem se despedindo de amigos de elenco e funcionários do clube por meio de um aplicativo de mensagens de celular. O São Paulo tinha agendada uma reunião com o jogador de 34 anos na próxima semana para tratar de futuro. E, com a decisão de pendurar as chuteiras encaminhada, a tendência é que ele seja convidado a continuar trabalhando no clube, em um cargo de bastidores no futebol profissional. O contrato de Oscar vai até o final de 2027. É o primeiro movimento concreto de Oscar sobre seu futuro desde que apareceu trajando uniforme de treino no CT da Barra Funda na semana passada, em um dia de atividades com a entrada da imprensa liberada. O objetivo foi tranquilizar a torcida e mostrar que ele está bem. A diretoria do São Paulo decidiu antecipar as férias do meia-atacante, em recuperação de uma síncope vasovagal sofrida em 11 de novembro.

14 – ENZO DÍAZ

O lateral argentino, que antecipou as férias para passar por cirurgia em seu país natal, está emprestado pelo River Plate até o final do ano e a permanência não está garantida. O São Paulo tenta negociar sua aquisição em troca com Galoppo, cedido pelo Tricolor ao clube portenho.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *