Vitória sobre o Primavera mantém tabu de 27 anos do São Paulo contra estreantes no Paulistão

Alan Franco comemora gol marcado por Calleri ante o Primavera (Victor Monteiro)

Fazia dez anos que um time não estreava no Campeonato Paulista, e, devido ao novo formato do torneio, existia uma grande possibilidade de o São Paulo não enfrentá-lo. Entretanto, a tabela previu um duelo contra o Primavera, que se tornou o primeiro estreante a enfrentar o Tricolor pelo estadual desde a segunda versão do Novorizontino, em 2016 — o Capivariano, que subiu junto com o Primavera, já tinha estado na elite paulista em 2015, mas, de qualquer maneira, só poderá ser um adversário caso se classifique para o mata-mata junto com os tricolores e se enfrentem num duelo eliminatório.

Ao conseguir a virada sobre os indaiatubanos, o São Paulo manteve uma sequência de 17 vitórias sobre estreantes no Paulistão, que já se estende desde 1999, quando o time foi derrotado por 2 a 0 pela Matonense, em Matão (SP).

Já no Morumbi, o Tricolor não é derrotado por nenhuma equipe fazendo sua primeira participação no torneio estadual desde 1987, quando perdeu para o Bandeirante de Birigui, também por 2 a 0, em seu estádio.

AS ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> A VITÓRIA EM DETALHES: Os lances que você não viu na virada do São Paulo no Morumbi pelo Paulistão
>> Ainda sofrendo com dores, Calleri explana condição física e se derrete em elogios a Crespo
>> Calleri volta a cobrar reforços no São Paulo, mas segue confiante: “Todos juntos podemos ser campeões”
>> Calleri diz não saber sobre futuro no São Paulo e joga bucha para a diretoria: “Repensar e ver o que eles e eu queremos”
>> São Paulo vai lançar nova camisa nesta semana: estreia do uniforme já é contra o Grêmio
>> Melhores momentos de São Paulo x Primavera: Gols de ídolos fazem vitória de virada no Morumbi

Desde que a Lei do Acesso foi implementada no futebol paulista, em 1949, os são-paulinos já encararam um novo adversário pelo Paulistão em 51 ocasiões, e o aproveitamento é excelente: 36 vitórias, sete empates e oito derrotas, ou 75,2% dos pontos, se considerados três por vitória, regra que está em vigor desde 1995. Em casa, foram 26 jogos, com 21 vitórias, um empate e quatro derrotas (82,1% de aproveitamento).

Para que no Campeonato Paulista de 2027 o São Paulo tenha a chance de enfrentar um estreante novamente, é preciso que Votuporanguense ou Grêmio Prudente subam. Eles são os dois únicos participantes dentre os 16 atualmente na Série A-2 que nunca estiveram na primeira divisão.

Mesmo na atual Série A-3, não há muitos clubes cuja participação seria inédita no primeiro nível: apenas Catanduva, EC São Bernardo, Itapirense, Desportivo Brasil e União Suzano nunca a disputaram.

* Com Alexandre Giesbrecht, do ANOTAÇÕES TRICOLORES (CONHEÇA O PROJETO CLICANDO AQUI)

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *