A CBF anunciou no início da noite da última segunda-feira (17) que o gaúcho Anderson Daronco será o árbitro do clássico entre São Paulo e o rival Corinthians às 19h30 (de Brasília) desta quinta-feira (20), em Itaquera, pelo Campeonato Brasileiro.
Será o reencontro do Tricolor com o controverso árbitro após uma atuação questionável dele em partida do clube nesta mesma edição do Brasileirão.
No dia 30 de agosto, o clube do Morumbi foi ao Mineirão e perdeu por 1 a 0 para o Cruzeiro.
Na ocasião, a arbitragem de Anderson Daronco, sem erros diretos para o placar, ainda assim ajudou a compor o cenário frustrante do revés são-paulino.
AS ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> ESCALAÇÃO: Crespo perde reforço por bronquite e confia em selecionáveis para formar time contra o Corinthians
>> RUI COSTA ABRE O JOGO: Diretor do São Paulo fala sobre reforços, vendas, lesões e os futuros de Oscar, Lucas e Crespo
>> ‘Sandálias da Humildade’ e Rafinha diretor em 2026: dirigente do São Paulo faz revelações sobre futuro do clube
>> VAI SER NO MORUMBI: Após pedido do São Paulo à CBF, jogo contra o Internacional será em seu estádio
>> ACABOU: Lucas realiza nova infiltração e não deve jogar mais pelo São Paulo na temporada, diz médico responsável
Sua condução foi marcada por decisões enviesadas, quase sempre favoráveis ao Cruzeiro nos lances duvidosos.
Um cartão amarelo dado a Luciano depois de sofrer a falta ilustra a inversão de critério: enquanto o são-paulino foi justamente advertido, o cruzeirense Villalba saiu ileso de um confronto agressivo. Cinco minutos mais tarde, foi amarelado por uma falta dura, sem que precisasse ser expulso.
Ainda mais absurdo foi o cartão mostrado a Patryck. A súmula fala em “calço temerário”, mas as imagens mostram que não seria aceitável nem como punição pela reclamação, menos ainda pelo calço que não existiu: o camisa 36 foi apenas na bola. Para completar, Wânderson se lesionou ao atingir involuntariamente o são-paulino.
Daronco ainda protagonizou outro lance polêmico na recente história tricolor. No jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil de 2023, contra o Palmeiras, no estádio deles, o gaúcho anulou um gol marcado de cabeça por Calleri, mesmo com depois do VAR recomendar a revisão do lance, anotando falta de Diego Costa em Zé Rafael.
Seria o segundo gol do São Paulo, aos 14 minutos do segundo tempo. Mesmo com o lance polêmico, o Tricolor conseguiu eliminar o Palmeiras e garantiu a classificação para a semifinal. Caio Paulista e David fizeram os gols da vitória.
Daronco será auxiliado pelos assistentes Rafael da Silva Alves e Maira Mastella Moreira, ambos também do Rio Grande do Sul, e o quarto árbitro será o paraense Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho, com o mineiro Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira no VAR.
O árbitro gaúcho já comandou 50 jogos da equipe desde o primeiro, em julho de 2012, e, com ele no apito, os são-paulinos têm um retrospecto de 22 vitórias, oito empates e 20 derrotas, com 59 gols marcados e 59 sofridos.
O único Majestoso que Daronco já apitou foi em julho deste ano, no Morumbi, e terminou com vitória tricolor por 2 a 0, com dois gols de Luciano. Apesar de já ter apitado 17 partidas do São Paulo como mandante (15 delas no Morumbi), todos os sete pênaltis que ele assinalou a favor do clube foram como visitante.










