A Conmebol divulgou no início desta semana seu ranking de clubes para definições dos torneios sul-americanos da temporada de 2026. E o São Paulo, por incrível que pareça, subiu na lista da Confederação.
Se no ranking divulgado pela entidade no final de 2024 o Tricolor ocupava a 8ª colocação, agora o clube do Morumbi aparece na 7ª posição, mesmo caindo mais uma vez nas quartas de final da Copa Libertadores deste ano.
A lista que define os melhores clubes do continente baseada nos últimos resultados serve para a Conmebol definir os cabeças de chaves e integrantes dos potes de suas competições, como a Sul-Americana, que o São Paulo disputará na próxima temporada.
Acima do Tricolor e que também estará na Sula, somente o argentino River Plate, em 3º no ranking, o Atlético-MG, 6º colocado. Assim, o São Paulo será um dos cabeças de chaves da fase de grupos do torneio, que ainda está longe de acontecer. Veja a relação dos 30 melhores abaixo:

Apenas os 12 clubes de Argentina e Brasil, seis de cada país, já estão garantidos automaticamente na fase de grupos da Sul-Americana. As equipes das outras oito federações ainda disputam uma fase preliminar entre si em duelos nacionais, para definição de dois de cada nação.
Após conhecermos todos os 28 times enfim para a fase de grupos da Sul-Americana 2026, mais quatro eliminados da pré-Libertadores virão para fechar as 32 equipes.
AS ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> Após demitir nutrólogo de polêmica que dividiu o DM, São Paulo contrata novo médico: “Ajudar meu time de coração”
>> Troca-troca entre São Paulo e Botafogo envolvendo Ferraresi e Pablo Maia deve se definir hoje: saiba todos os detalhes
>> Escândalo do Camarote: Casares reage, representa contra acusados e encaminha caso ao Conselho de Ética
>> Vitória melhora oferta, mas São Paulo já admite reintegrar Erick ao elenco em 2026
>> São Paulo e New Balance encaminham renovação de contrato até 2032: marca será recordista no clube
O sorteio desta fase preliminar da Sula, assim como da Libertadores da América, acontece nesta quinta-feira (18), em Assunção, no Paraguai, às 12h (de Brasília).
A Sul-Americana do próximo ano promete ser a mais forte de todos os tempos. Por enquanto, oito campeões de Libertadores já estão garantidos na fase de grupos. Além do São Paulo, os brasileiros Santos, Grêmio, Atlético-MG e Corinthians ou Vasco, além dos argentinos River Plate, Racing e San Lorenzo.
Se passarem por suas fases preliminares, o paraguaio Olimpia e o Atlético Nacional, da Colômbia, que também já se sagraram campeões da Liberta, aumentam o número para dez no total.
O formato da Sula
A fase de grupos da Sul-Americana, em que o São Paulo já está garantido sem ter que passar por nenhuma etapa preliminar, será disputada por 32 times, divididos em quatro grupos com quatro clubes cada. O melhor de cada chave avança às oitavas de final, e o segundo melhor vai disputar o playoff contra um dos terceiros colocados das chaves da Libertadores.
As equipes se enfrentarão em jogos de turno e returno dentro dos próprios grupos. Já no mata-mata, os confrontos eliminatórios serão em sistema de ida e volta até a semifinal.
A grande final será disputada em partida única, no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, na Colômbia.
Veja as equipes já classificadas para a Sul-Americana 2026:
Argentina: River Plate, Racing, Deportivo Riestra, San Lorenzo, Tigre e Barracas Central
Brasil: São Paulo, Santos, Grêmio, Atlético-MG, Bragantino e Corinthians ou Vasco
Chile: Universidad de Chile, Audax Italiano, Palestino e Cobresal
Paraguai: Sportivo Trinidense, Nacional, Recoleta e Olimpia
Peru: Alianza Atlético, Melgar, Deportivo Garcilaso e Cienciano
Uruguai: Defensor, Boston River, Racing e Montevideo City Torque
Venezuela: Academia Puerto Cabello, Monagas, Caracas, Metropolitanos
Colômbia: América de Cali, Atlético Bucaramanga, Atlético Nacional e Millonarios.
Bolívia: Independiente Petrolero e Guabirá. Duas vagas ainda a serem definidas
Equador: Libertad e Orense. Duas vagas ainda a serem definidas










