“Sinto como se fosse uma volta para casa mesmo”: Dória não esconde a euforia por acerto com o São Paulo

Dória posa com a camisa tricolor: retorno (Reprodução)

O zagueiro Matheus Dória está de volta ao Tricolor! O São Paulo acertou o retorno do jogador, de 31 anos, que estava no Atlas, do México, e chega com contrato válido até 31 de dezembro de 2027 – com possibilidade de renovação por mais uma temporada.

A operação não tem custo de transferência para o Tricolor, uma vez que o atleta rescindiu o seu vínculo com a equipe mexicana neste início de ano. Desta forma, o São Paulo passa a ser detentor de 90% dos direitos econômicos de Dória, que ficará com os outros 10%.

O zagueiro defendeu o time são-paulino de fevereiro a julho de 2015, emprestado pelo Olympique de Marselha, da França, após se destacar pelo Botafogo e pelas equipes de base da Seleção Brasileira.

Na ocasião fez dupla na defesa, vejam só, com Rafael Tolói, que hoje também integra o plantel tricolor. Ao todo, são dois gols marcados em 18 jogos disputados pelo clube do Morumbi.

“Estou muito feliz de poder voltar para o São Paulo. Sinto como se fosse uma volta para casa mesmo. Agradeço pelo apoio que recebi da torcida pelas redes sociais, e também pelo carinho em 2015 na minha primeira passagem. Vou trabalhar muito para ajudar o São Paulo”, afirmou Dória.

“A chegada do Dória, um zagueiro canhoto, supre uma necessidade que tínhamos no elenco para a nossa defesa. Em uma temporada com muitos jogos próximos uns dos outros, esta contratação vai nos ajudar muito. Não estamos parados. O nosso trabalho de busca de reforços para esta temporada segue com foco total no que o time precisa”, disse o presidente Julio Casares.

Dória é o teceiro reforço confirmado do São Paulo para a temporada. Antes deles chegaram o goleiro Carlos Coronel e o meia Danielzinho. O clube ainda tem um acordo assinado com Lucas Ramon, mas o lateral-direito deverá chegar somente após o término de seu vínculo com o Mirassol, em abril.

AS ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> Melhores momentos de São Paulo x Mirassol: show de erros defensivos em 1ª vergonha da temporada no Paulistão
>> Luciano lamenta ‘erros do passado’, alerta que ano será ainda mais difícil e não se diz novo líder do São Paulo
>> ATUAÇÕES: Começou 2026? Ferraresi entrega, Alan Franco faz contra e Maik é expulso em primeiro vexame do ano
>> FELIZ ANO VELHO: Abalado São Paulo repete os erros de 2025 e acaba atropelado pelo Mirassol em estreia no Paulistão
>> ASSISTA COMO FOI A COLETIVA DE CRESPO APÓS A SAPATADA LEVADA PELO SÃO PAULO PARA O MIRASSOL

CARREIRA

Matheus Dória Macedo nasceu em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e desde jovem se destacou nas categorias de base do Botafogo, onde estreou profissionalmente, foi campeão carioca em 2013 e eleito o melhor zagueiro da competição.

O jogador também teve uma trajetória vitoriosa e de destaque pelas equipes de base da Seleção Brasileira, como no bicampeonato do Torneio Internacional de Toulon, em 2013 e 2014 – na primeira conquista, o atleta foi eleito o melhor zagueiro do torneio.

Em 2015, Dória chegou ao Tricolor por empréstimo do Olympique de Marselha. Em sua primeira passagem pelo São Paulo, o defensor atuou em 18 jogos e balançou as redes duas vezes.

Após deixar o time são-paulino, o zagueiro foi cedido ao Granada, da Espanha, e em seguida atuou pelo próprio Olympique de Marselha antes de ser emprestado ao Yeni Malatyaspor, da Turquia.

Depois da experiência no futebol europeu, Dória foi negociado com o Santos Laguna, do México, clube que defendeu de 2018 a 2024. Em 2021, na campanha que resultou no vice-campeonato do clube, o atleta foi eleito o melhor zagueiro do campeonato mexicano.

Em 2024, o jogador seguiu para o Atlas (MEX), clube que defendeu até este retorno ao Tricolor.

A NEGOCIAÇÃO

A chegada de Dória vem sendo alardeada pelo fato do jogador gostar muito do clube. E talvez essa seja a mais perfeita definição que poderíamos fazer mesmo, ante o histórico de tudo o que envolve o negócio.

Revelado pelo Botafogo, Dória procura clube para retornar ao futebol brasileiro após sete anos no futebol mexicano desde o início de dezembro. E um de seus primeiros alvos foi o São Paulo.

AVANTE MEU TRICOLOR apurou que o ex-jogador são-paulino e seu estafe procuraram o clube do Morumbi ao menos duas vezes durante o último mês questionando se havia interesse. Mas a resposta foi negativa. E há uma razão para isso. Além de provável pagamento pela liberação. Por mais que uma das prioridades de mercado seja um zagueiro canhoto, o alvo principal, a pedido do técnico Hernán Crespo, era Gastón Ávila, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Fortaleza.

E aqui cabe uma ressalva importante. O São Paulo realmente esteve muito otimista pela contratação do argentino. E havia motivos para isso. A negociação com o empresário de Ávila foi rápida. Havia o interesse de ficar no Brasil e jogar no Tricolor. Mas no meio do caminho havia o Ajax, dono dos direitos do jogador. E os holandeses não demonstraram em nenhum momento boa vontade em facilitar as coisas (saiba mais clicando aqui).

Virou o ano e Crespo voltou aos trabalhos cobrando a chegada do defensor canhoto. E, antes a crise institucional pela qual passa o São Paulo com as denúncias contra o presidente Julio Casares, aliada à total falta de capacidade de investimentos, opções sondadas pelo Tricolor sequer aceitaram iniciar conversas. Exceto, claro, Dória.

O defensor até tentou seguir sua vida ante a recusa são-paulina. Negociou com Internacional e Fluminense. Neste último, esteve muito próximo de fechar em definitivo, como agora, mas a oportunidade de trazer um dos destaques do Mirassol no último ano, Jemmes, um nome sondado pelo Tricolor inclusive, fez os cariocas saírem das conversas.

Podemos dizer que, e aqui com todo o respeito a Dória, sem ter como avaliar outras alternativas, decidiu-se ir com ele mesmo. Oportunidade de mercado, como dizem.

Não se pode dizer que Dória não goste do São Paulo. Aceitou negociar de novo, mesmo com as recusas anteriores, e foi além: bateu o pé com seus representantes que aceita receber menos do que o pedido, como quer pagar o clube tricolor. Neste momento, é justamente dinheiro a única coisa que separa as partes.

DÓRIA

Nome completo: Matheus Dória Macedo
Data de nascimento: 08/11/1994 (31 anos)
Local de nascimento: São Gonçalo (RJ)
Posição: zagueiro
Altura: 1m89

Clubes: Botafogo (2009-2014), Olympique de Marselha (2014) São Paulo (2015), Granada (2016/16), Olympique de Marselha (2016-2018), Yeni Malatyaspor (2018), Santos Laguna (2018-2024), Atlas (2024-2026) e São Paulo (desde 2026)

Títulos: Taça Guanabara (2013), Taça Rio (2013), Campeonato Carioca (2013), Torneio Internacional de Toulon (2013), Valais Cup Sub-20 (2013), Torneio Internacional de Toulon (2014), Torneio Internacional da China Sub-21 (2014)

Premiações: Melhor Zagueiro do Campeonato Carioca (2013), Melhor Zagueiro do Torneio de Toulon Sub-20 (2013), Melhor jogador da Valais Cup Sub-20 (2013) e Melhor zagueiro do Campeonato Mexicano (2021)

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *