O São Paulo conseguiu fazer um acordo com a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quarta-feira (19) e acabou se livrando de uma grande punição, que poderia ser de perda de mando de campo ou outras sanções previstas em lei.
O clube havia sido denunciado no STJD por cantos com teor homofóbico entoados por parte da torcida durante partida contra o Corinthians, em clássico no Morumbi pelo Brasileirão deste ano.
No entanto, o clube formalizou junto à Procuradoria uma transação disciplinar a ser paga no valor de R$ 100 mil, em razão dos supostos cânticos de teor homofóbico.
Além da multa recebida, o Tricolor teve que postar e fixar ainda em suas redes sociais uma mensagem de conscientização contra a homofobia.
“O Clube reitera seu compromisso com o respeito, a diversidade e a inclusão no esporte, reforçando que manifestações discriminatórias de qualquer natureza não representam os valores da instituição nem de sua imensa torcida”.
AS ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
>> São Paulo x Corinthians: onde assistir e arbitragem do clássico pelo Brasileirão
>> RUI COSTA ABRE O JOGO: Diretor do São Paulo fala sobre reforços, vendas, lesões e os futuros de Oscar, Lucas e Crespo
>> ‘Sandálias da Humildade’ e Rafinha diretor em 2026: dirigente do São Paulo faz revelações sobre futuro do clube
>> VAI SER NO MORUMBI: Após pedido do São Paulo à CBF, jogo contra o Internacional será em seu estádio
>> ACABOU: Lucas realiza nova infiltração e não deve jogar mais pelo São Paulo na temporada, diz médico responsável
“O São Paulo FC alerta, ainda, que episódios dessa natureza podem gerar punições desportivas mais severas, incluindo perda de mando de campo e outras sanções previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva”.
“O futebol deve ser um ambiente plural, acolhedor e sensível às causas sociais, onde todas as pessoas possam celebrar o esporte com paixão e respeito mútuo. O Clube seguirá promovendo ações educativas e de conscientização para que o estádio continue sendo um espaço de convivência positiva e livre de qualquer forma de preconceito”, publicou o São Paulo.
Embora a súmula do jogo não tenha atestado nada, o Tricolor acabou denunciado pelo rival Corinthians pelo clássico entre ambos no dia 19 de julho, pelo Campeonato Brasileiro. O time da zona leste apresentou uma notícia de infração citando “manifestações homofóbicas vindas da torcida mandante”, com base em vídeos publicados nas redes sociais.
“Ronaldo saiu com dois travecos, o Sheik selinho ele foi dar, Vampeta posou pra G, Dinei desmunhecou, na Fazenda de calcinha ele dançou. Todo mundo já falou que o gavião virou um beija-flor”, apontou o Superior Tribunal para a denúncia.
O clube tricolor foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e no 135 do Regulamento Geral de Competições. Para evitar punição mais pesada, o São Paulo apresentou a proposta de acordo: uma postagem nas redes sociais para conscientizar a torcida contra práticas discriminatórias, como aceito pelo Tribunal.










